quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A essência humana é triangular

 

A criação do homem foi um feito divino de extrema complexidade. Era intensão divina que o homem formasse uma nova e distinta ordem de seres inteligentes para que demonstrasse para o universo inteiro as vantagens da lei de Deus (Ellen White, Review and Herald, 11 de fevereiro, 1902). Assim, a humanidade foi formada à imagem de Deus, com poderes mentais superiores a qualquer outra criatura vivente que houvesse Deus feito. Suas faculdades mentais eram apenas um pouco menor do que a dos anjos (Idem, 24 de fevereiro de 1874).

A palavra complexidade significa a qualidade de ter muitas ligações, as quais formam plexos, ou seja, com muitas ramificações que se entrelaçam. Um dos plexos humanos mais significativos está formado pelas três dimensões: corpo, espírito e alma.

Três dimensões humanas estão discutidas nas tradições religiosas e filosóficas e, seria oportuno entender as três partes, especialmente sob a iluminação bíblica.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo”. (I Tessalonicenses 5:23). Conforme a Bíblia, as três dimensões devem ser conservadas para que tenhamos sucesso no dia do encontro com Deus.

Parece haver uma ênfase na importância da harmonia entre corpo, mente e espírito, encorajando um estilo de vida equilibrado e saudável. Também parece intuitivo ver o raciocínio bíblico indicando que desequilíbrios nas três dimensões humanas causam teratologias pessoais e coletivas. Talvez seja prudente olhar mais na intimidade estas dimensões.

Corpo

O corpo refere-se à dimensão física e tangível do ser humano. Ele inclui as células, os órgãos, os sistemas, e toda a estrutura material que compõe o organismo. O corpo é a parte visível e material da existência humana, sujeita às leis da natureza, ao envelhecimento e à mortalidade. De acordo com a tradição cristã, o corpo é criado por Deus e é considerado o templo do Espírito Santo; no funcionamento do corpo pode-se ver, na harmonia entre os órgãos e sistemas, as ideias e o modelo administrativo de Deus. O corpo é a dimensão através da qual a imagem de Deus aparece aos olhos dos outros semelhantes. É o corpo que expressa a fé quando produz as boas obras. É, na verdade, o corpo a dimensão onde Deus habita, ou seja, onde são expressos e materializados os fundamentos ideológicos divinos.

Espírito

Esta dimensão está conexa com a razão. A expressão "razão humana" refere-se à capacidade cognitiva exclusiva dos seres humanos de pensar, analisar, compreender e tomar decisões com base na lógica, na experiência e na reflexão. A razão humana é muitas vezes considerada uma característica distintiva da espécie humana e é fundamental à ética e a tomada de decisões.

O espírito/razão envolve a capacidade de pensar logicamente e de forma coerente. Isso inclui a habilidade de fazer inferências, analisar padrões, reconhecer relações de causa e efeito, e aplicar princípios lógicos. Os seres humanos têm a capacidade de avaliar diferentes opções, considerar informações relevantes e tomar decisões informadas com base em análises racionais.

O espírito humano permite ao homem a reflexão e autoconsciência; os seres humanos podem avaliar seus próprios pensamentos, examinar suas crenças e buscar compreensão sobre si mesmos e o mundo ao seu redor.

Através do espírito/razão, os seres humanos exploram o mundo, formulam teorias, conduzem experimentos e desenvolvem tecnologias inovadoras. Além disso o espírito permite a formulação de princípios éticos e morais. A capacidade de avaliar ações à luz de valores éticos e morais contribuindo para o desenvolvimento de sistemas éticos e para posicionamentos éticos.

É com o espírito que os homens se comunicam e expressam pensamentos, compartilham ideias complexas e colaboram na construção do conhecimento. A capacidade de raciocinar está intrinsecamente ligada à linguagem e à comunicação.

Os seres humanos buscam compreender o propósito da vida, a natureza da existência. Por essa razão, o espírito é associado à comunhão com Deus e à vida espiritual, ou seja, a vida além das posses materiais. Em João 4:24 (NVI), Jesus diz: "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade."  Adorar em espírito significa estar servindo a Deus com toda a nossa capacidade cognitiva e a razão. Adorar em verdade pressupõe que não há hipocrisias no relacionamento com Deus. O serviremos porque reconhecemos sua soberania e superioridade, discernimos os valores morais exigidos e, efetivamente os empregamos nos relacionamentos sociais cotidianos. A obra do Espírito Santo também é destacada em passagens que falam sobre regeneração e renovação espiritual (por exemplo, Tito 3:5).

Alma

No hebraico, a palavra que muitas vezes é traduzida como "alma" é "nephesh" (נֶפֶשׁ). O termo "nephesh" é usado em várias passagens na Bíblia hebraica (Antigo Testamento) e tem uma gama de significados, sendo traduzido não apenas como "alma", mas também como "vida", "criatura", "ser" ou "pessoa", dependendo do contexto. Na tradição hebraica, a "nephesh" está frequentemente associada à totalidade da vida de uma pessoa, incluindo suas emoções, desejos e individualidade.

"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente" (Gênesis 2:7). A palavra-chave aqui é "ser vivente", traduzida do hebraico "nephesh chayyah" (נֶפֶשׁ חַיָּה). Nesta passagem, a "nephesh" está relacionada à criação do ser humano como um ser vivo. A ênfase está na vida animada dada por Deus ao homem. Em Gênesis 2:7, está destacada a vivacidade e a animação dadas por Deus aos seres humanos, ou seja, a capacidade de se movimentar, em sentido amplo, e de ter volição, tomada de decisão, vontade, vitalidade, varonilidade.

Por um raciocínio intuitivo, é fácil concluir que a alma sempre obedece ao espírito; o espírito produz a alma. O espírito, por sua vez, depende do corpo, considerando que o cérebro é a sede do espírito e todas as partes do corpo trabalham para manter a sanidade do cérebro. A alma formada pela mente e sustentada pelo corpo, encapsula a ideia da totalidade da existência de uma pessoa: Emoções, desejos, individualidade.

O corpo sustenta a mente, ou espírito, ou a razão; quando pensamos, o cérebro se inunda de sangue. O espírito dá surgimento e formata a alma. As três dimensões possuem relação de complexidade, significando que uma não existe sem a outra. O desequilíbrio em uma das três dimensões provoca, necessariamente, assimetria e, esta, por sua vez, produz um ser humano disfuncional.

Agora, vamos falar no que pode provocar o desequilíbrio tridimensional humano. Se o corpo é a estrutura física que alberga as outras duas dimensões, então, qualquer injúria contra o corpo afetará diretamente o espírito e a alma.

No Éden, a serpente oferece alimento ao casal que era a matriz de uma nova e distinta ordem de seres inteligentes.  “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento [...]” (Gênesis 3:6). Satanás estimulou (tentou) Eva a provar algo que Deus havia proibido. É importante que tenhamos em mente a noção de que as proibições de Deus são motores para manutenção do equilíbrio das três dimensões humanas. Desde a saída do casal primitivo do Éden, até o presente, satanás vem oferecendo à humanidade substâncias que, supostamente, alteram para melhor o desempenho do espírito e, consequentemente, alteram a estado da alma. A palavra temperança faz algum sentido?

As substâncias que ingerimos podem causar dois efeitos: produzem efeitos terapêuticos ou efeitos tóxicos. Logo, qualquer substância que possa injuriar o corpo, roubará a capacidade do corpo de gerar um espírito pleno e, consequentemente, gerará uma alma doente. Portanto, todo vício vai tornar os humanos prisioneiros, sem liberdade, uma vez que a liberdade, a volição, a capacidade de tomar atitudes, que está nas mãos da alma, ficará impedida porque o corpo produzirá solicitações incontroláveis ao espírito (concupiscência) e este afetará a liberdade volitiva da alma. O vício aprisiona o corpo e este não permite que o espírito utilize a razão para estabelecer relações causa e efeito, resultando na perda da alma. A varonilidade de um humano depende, necessariamente, do equilíbrio das três dimensões.

Jesus enfatizou o perigo: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno" (Mateus 10:28).

“Adão estava diante de Deus na força da sua varonilidade, tendo todos os órgãos e faculdades do seu ser plenamente desenvolvidos e harmoniosamente equilibrados” (Ellen White, A Verdade Sobre os Anjos, p.50). É fácil concluir que o pecado retirou da humanidade o estado de equilíbrio primitivo. É o desequilíbrio das três dimensões a causa de toda insegurança e injustiça, e também está relacionada com as várias doenças psicossomáticas.

São três as dimensões humanas. São três as divindades na trindade. São três os principais patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Na tradição rabínica, a Torá (os cinco livros de Moisés) é frequentemente dividida em três partes: Torá (Lei), Nevi'im (Profetas) e Ketuvim (Escritos). Essa divisão é conhecida como Tanakh, que é a Bíblia Hebraica. Além disso, os rabinos categorizaram os milagres divinos em três tipos: aqueles que afetam a natureza (nissim), aqueles que envolvem eventos históricos (nesim), e milagres pessoais (mofet). Durante o Shabat (sábado), os judeus tradicionalmente fazem três refeições significativas: uma na noite de sexta-feira, uma durante o dia de sábado e outra à noite no sábado. Essas refeições são vistas como parte da observância do Shabat. Em alguns ensinamentos rabínicos, é mencionado que existem três tipos de amor: amor instintivo (ahavah), amor condicional (ahavtá), e amor incondicional (ve'ahavtá).

Qual a importância do número três no equilíbrio?

Vamos entender olhando a figura geométrica mais simples, o triângulo. Estruturas formadas por triângulos são frequentemente mais estáveis do que aquelas que não possuem essa configuração triangular. Essa estabilidade está relacionada a várias propriedades geométricas e mecânicas dos triângulos.

Os engenheiros defendem que os triângulos são eficazes na distribuição de forças. Quando uma força é aplicada a um triângulo, a carga é distribuída de forma mais uniforme pelos lados, minimizando pontos de tensão concentrada. Isso contribui para a estabilidade estrutural.

Branislav Vidic (1933-2003), um engenheiro iugoslavo, desenvolveu várias teorias sobre a eficiência das estruturas triangulares. Ele enfatizou a importância da simetria e da geometria na concepção de estruturas resistentes.

Triângulos são formas rígidas que resistem bem a deformações. Se um triângulo é deformado, os comprimentos dos seus lados ou os ângulos internos precisariam mudar, o que não é fácil em comparação com formas mais complexas.

Em estruturas trianguladas, os deslocamentos em um ponto tendem a ser minimizados. Se um ponto em um triângulo se desloca, isso afeta diretamente os comprimentos dos lados e, consequentemente, a geometria do triângulo. Isso ajuda a limitar e controlar os deslocamentos indesejados.

Buckminster Fuller (1895-1983), um arquiteto, engenheiro e designer, é famoso por popularizar a cúpula geodésica, uma estrutura composta por triângulos interconectados. Fuller acreditava que as estruturas triangulares eram a forma mais eficiente e resistente para construções em larga escala.

A geometria simples dos triângulos facilita a análise matemática e a resolução de equações relacionadas a forças, momentos e deformações. Isso simplifica o projeto e a análise de estruturas.

Estruturas formadas por triângulos tendem a ser mais estáveis globalmente. Triângulos podem ser combinados para formar treliças e malhas, que são usadas em pontes, torres, mastros, e outras estruturas, proporcionando estabilidade global. Então, pensem numa comunidade com pessoas equilibradas nas três dimensões humanas? Teríamos estabilidade social coletiva.

Santiago Calatrava (1951-presente), um arquiteto, engenheiro e escultor contemporâneo, é conhecido por suas obras que frequentemente incorporam formas geométricas, incluindo triângulos. Suas pontes e edifícios muitas vezes apresentam estruturas triangulares que contribuem para a estabilidade global e a estética arquitetônica.

Frei Otto (1925-2015), um arquiteto e engenheiro alemão, era conhecido por suas contribuições para a arquitetura leve e tensão. Suas estruturas muitas vezes incorporavam formas triangulares para otimizar a estabilidade e a distribuição de forças.

Portanto, triângulos são eficientes na resistência a cargas laterais, como vento ou movimentação lateral. Isso é especialmente importante em estruturas expostas a condições ambientais desafiadoras.

Entendendo as qualidades dos triângulos podemos entender que comunidades equilibradas tridimensionalmente resistiriam melhor a ventos morais negativos e às derivas éticas costumeiras de nosso tempo.

É por essas razões que muitas estruturas na engenharia, como pontes, torres de transmissão, mastros, treliças e algumas formas de estruturas arquitetônicas, são projetadas com uma configuração triangular.

Qual é o objetivo do evangelho e a função de uma sociedade da fé? Devolver ao homem o estado original quando o equilíbrio das três dimensões (corpo, espírito e alma) estará satisfeito. Nossa preocupação como cristãos é construir pessoas e comunidades assim. A igreja é bem mais do que apenas programações que invariavelmente divertem mais que educam. Igrejas cristãs são centros de altíssima cognição, onde deverão ser desenvolvidas as três dimensões humanas. Sem o regresso ao equilíbrio tridimensional humano, não seremos capazes de servir a Deus plenamente, porque Deus se relaciona com pessoas livres. É na dimensão triangular que está a nossa resistência.

Tudo o que afeta o corpo, ou produz dependência ou vícios deve ser eliminado. Não estamos falando apenas de substâncias químicas. Há tipos de vícios que são de ordem psicológica que irão, da mesma forma enfraquecer a estrutura triangular humana. Mas, todos os vícios promovem escravidão. Um corpo escravizado definha a razão porque degrada o lobo frontal do cérebro, no qual estão as altas faculdades da mente. Mente enfraquecida tira a existência da alma. Essa é a situação em que o pecado nos aprisionou.

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

Pr.Davi Sales disse...

Excelente!!👏🏿👏🏿👏🏿