quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Uma população assustada aceita qualquer forma de esperança

 Quando 2020 terminava, a humanidade tinha esperanças de que 2021 poderia ser, emblematicamente, um novo tempo, deixando para trás os fantasmas que assustaram em 2020. Chegou janeiro de 2021 e o medo recrudesceu. Nossa cidade, Manaus, entrou em pânico e registrou uma onda de moléstia e mortes, ainda mais assustadora do que em 2020. Para piorar, o sistema de saúde local, o qual já era precário, logo entrou em colapso, não havia vagas nos hospitais, a produção de oxigênio se mostrou insuficiente para a demanda dos enfermos, as equipes médicas ficaram imediatamente exaustas, ficando claro que há necessidade de formação de mais profissionais e com mais qualidade. Muitos médicos pararam os seus serviços, receosos pela força viral da pandemia. As farmácias tiveram seus estoques esgotados e os remédios específicos não estavam disponíveis. O caos estava instalado. Muitos doentes e muitos mortos. Que começo de ano decepcionante.

Situações assim são oportunidades para testagem do caráter moral de uma população. Muitos comerciantes se tornaram assaltantes do povo que apavorado buscava comprar o que pudesse para sentir segurança. Logo, os preços se alteraram. Itens essenciais, como é o caso das garrafas para oxigênio, desapareceram e foram oferecidas no cambio negro. Por outro lado, políticos moralmente degradados começaram a oferecer esperanças prometendo vacinas e atacando outros políticos. Uma população assustada vai aceitando qualquer forma de esperança, o raciocínio e a razão encurtam muito, ficam como um rebanho facilmente conduzidos pelas narrativas políticas. Nestas circunstâncias, igrejas passam a ser tábuas de salvação, mas, o misticismo pouco pode ajudar, a não ser precário socorro psicológico muito breve.

Porém, há uma única esperança que, se observada, poderá mitigar o medo e devolver a paz. A palavra escrita de Deus. Esta palavra, chamada Bíblia, contém todas as instruções necessárias para diminuir o alto estresse provocado pela situação epidêmica. Por que não é consultada?

Nosso mundo, criado por Deus, com toda a sua estrutura a qual chamamos natureza, está cheio com a glória de Deus. O caráter de Deus pode ser visto e estudado na natureza. Quando observada, ela revela um complexo sistema de cooperação, um importante coadjuvante que auxilia na manutenção da vida na superfície da terra. Por que isso é tão importante? Porque esse sistema de cooperação demonstra a justiça que há em Deus. Esse enorme e complexo sistema de cooperação trabalha para bons e maus, espelhando como Deus opera administrando o universo.

Deus deixou sob a responsabilidade humana a construção do mundo social. Essa construção, ao longo das eras, espelha o caráter egoísta no qual a humanidade se desenvolveu. Diferentemente de Deus, não se construiu uma sociedade justa, com inclusão de todos. Nem todos têm direito a tudo, porque o mundo social é melhor para alguns e indiferente para outros.

Quando olhamos para nosso país, vemos uma situação completamente injusta. Vemos que a riqueza flui para quem não trabalha, mas negocia com favores. Muitos estão enriquecendo pelo suborno e pela influência, mais do que pelo trabalho. As leis não protegem a população, mas, protegem os corruptos do possível ataque do povo escravo. A corrupção tem recompensas e a honestidade é punida. Tal nível de injustiça clama por punição.

Em Levítico 19:35 Deus instrui o povo, o qual é responsável pelo mundo social, de que não deverá cometer injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. Em Ezequiel 18:8, novamente o povo é advertido quanto ao seu trato com o dinheiro: “Não dando o seu dinheiro à usura, e não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem”.

Ora, se estas são as demandas de Deus sobre a justiça no mundo social, obviamente espera-se que se não forem cumpridas, logo virá juízo. Assim, está escrito em Isaías 57:17: “Pela iniquidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração”. Vemos, outra vez Deus reprovando a injustiça social nas palavras do profeta Ezequiel (22:12): “Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS”. Essa parece ser a situação das nações atuais. Dizem que a China está lucrando montanhas de dólares vendendo equipamento hospitalares, itens de proteção individual para profissionais da saúde e populações. Se é verdade que a China fabricou essa pandemia, a expectativa é que experimentará fortes juízos. Por outro lado, desunião política e diplomática internacional tem agravado o combate ao Covid 19.

Nas cidades não há possibilidades de ver o sistema de cooperação de Deus, o que está visível é o sistema egoísta humano. Os jovens são educados nesse sistema humano e tornam-se ainda mais egoístas que os pais. Essa construção social, estranha a Deus, vai para o interior do sistema cristão. Jeremias (6:13) fala desse assunto quando observa que “desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade”. Esse estado de degradação social está visível no Brasil, há pastores evangélicos que enriqueceram e apregoam que a benção se materializa em bens materiais. Tal conceito leva ao raciocínio de que nossa segurança está na posse de bens materiais, contrariando o princípio bíblico de que a justiça nos fará entrar para vida eterna. Jesus, falando sobre o assunto disse: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lucas 12:15).

O que estamos presenciando aqui e agora, bem diante dos nossos olhos, é a ausência da aplicação do princípio da igualdade e justiça na construção social do mundo e, muito atrevidamente no Brasil. Ora, se Deus ferirá, sempre que estiver sobrepujando a iniquidade, logo, podemos inferir que a pandemia que se alastrou significa juízo. Portanto, o caminho seguro para estancar a pandemia é estabelecer parâmetros sociais muito mais justos.

Com o começo da vacinação, o que estamos assistindo é mais injustiça. As vacinas, ainda que insuficientes, estão sendo aplicadas inicialmente em uns poucos privilegiados e não no público-alvo consensuado. Certamente há subornos em pecúnia e em influência. Verifica-se, atonitamente, que há uma segunda onda viral para a qual a tão almejada vacina não será mais eficaz. É como se Deus estivesse dizendo: enquanto não forem restabelecidos os parâmetros igualitários, não haverá esperança. É o naufrágio do Titanic. No momento mais crucial os ricos pagaram para ficar nos barcos salva vidas.

7 comentários:

MARCOS AFRANIO ARAUJO DA SILVA disse...

Que Texto Professor Cláudio.
Muito bom!
Para cooperar, sugiro o texto que podemos encontrar em Tiago 5:1-8:
Tiago Cap. 5
1 Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça.
3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
5 Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso coração, como num dia de matança.
6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
8 Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.

Vivi Franca disse...

Texto atual, real e triste fatos de 2021. Só Deus mesmo pra conforto geral da Nação.

Vivi Franca disse...

Texto atual, real e triste fatos de 2021. Só Deus mesmo pra conforto geral da Nação.

Vivi Franca disse...

Texto atual, real e triste fatos de 2021. Só Deus mesmo pra conforto geral da Nação.

Unknown disse...

Todo o povo que não votou nesses desgovernantes,agora tem que está com um bote salva-vidas para tentar escapar do naufrágio esperado(Quem estiver firmado na rocha JESUS,vai enfrentar as mais altas correntezas que ainda estão por vir..mas não desistiremos de clamar aba pai!

Unknown disse...

Excelente texto dr. Cláudio Ruy.
Essa é grande realidade da humanidade que cada vez mais corrompida, esquece dos princípios os quais deveriam ser praticados.
Muito obrigado pela reflexão.

Claudio Ruy Vasconcelos da Fonseca disse...

Afranio, obrigado por cooperar com um texto complementar e esclarecedor. Amigos, obrigado por seus comentários e por lerem. Somos povo de Deus e, como tal, façamos conforme as palavras autoritativas da Bíblia comandam.