A criação do homem foi um feito
divino de extrema complexidade. Era intensão divina que o homem formasse uma
nova e distinta ordem de seres inteligentes para que demonstrasse para o
universo inteiro as vantagens da lei de Deus (Ellen White, Review and Herald,
11 de fevereiro, 1902). Assim, a humanidade foi formada à imagem de Deus, com
poderes mentais superiores a qualquer outra criatura vivente que houvesse Deus
feito. Suas faculdades mentais eram apenas um pouco menor do que a dos anjos
(Idem, 24 de fevereiro de 1874).
A palavra complexidade significa a qualidade de ter muitas ligações, as quais formam plexos, ou seja, com muitas
ramificações que se entrelaçam. Um dos plexos humanos mais significativos está formado pelas três
dimensões: corpo, espírito e alma.
Três dimensões humanas estão
discutidas nas tradições religiosas e filosóficas e, seria oportuno entender as
três partes, especialmente sob a iluminação bíblica.
“E o mesmo Deus de paz vos
santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,
sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus
Cristo”. (I Tessalonicenses 5:23). Conforme a Bíblia, as três dimensões devem
ser conservadas para que tenhamos sucesso no dia do encontro com Deus.
Parece haver uma ênfase na importância
da harmonia entre corpo, mente e espírito, encorajando um estilo de vida
equilibrado e saudável. Também parece intuitivo ver o raciocínio bíblico indicando que desequilíbrios nas três dimensões humanas causam teratologias pessoais e
coletivas. Talvez seja prudente olhar mais na intimidade estas dimensões.
Corpo
O corpo refere-se à dimensão
física e tangível do ser humano. Ele inclui as células, os órgãos, os sistemas,
e toda a estrutura material que compõe o organismo. O corpo é a parte visível e
material da existência humana, sujeita às leis da natureza, ao envelhecimento e
à mortalidade. De acordo com a tradição cristã, o corpo é criado por Deus e é
considerado o templo do Espírito Santo; no funcionamento do corpo pode-se ver, na harmonia entre os órgãos e sistemas, as ideias e o modelo administrativo de Deus. O corpo é a dimensão através da qual a imagem
de Deus aparece aos olhos dos outros semelhantes. É o corpo que expressa a fé quando
produz as boas obras. É, na verdade, o corpo a dimensão onde Deus habita, ou
seja, onde são expressos e materializados os fundamentos ideológicos divinos.
Espírito
Esta dimensão está conexa com a
razão. A expressão "razão humana" refere-se à capacidade cognitiva
exclusiva dos seres humanos de pensar, analisar, compreender e tomar decisões
com base na lógica, na experiência e na reflexão. A razão humana é muitas vezes
considerada uma característica distintiva da espécie humana e é fundamental à
ética e a tomada de decisões.
O espírito/razão envolve a
capacidade de pensar logicamente e de forma coerente. Isso inclui a habilidade
de fazer inferências, analisar padrões, reconhecer relações de causa e efeito,
e aplicar princípios lógicos. Os seres humanos têm a capacidade de avaliar
diferentes opções, considerar informações relevantes e tomar decisões
informadas com base em análises racionais.
O espírito humano permite ao
homem a reflexão e autoconsciência; os seres humanos podem avaliar seus
próprios pensamentos, examinar suas crenças e buscar compreensão sobre si
mesmos e o mundo ao seu redor.
Através do espírito/razão, os
seres humanos exploram o mundo, formulam teorias, conduzem experimentos e
desenvolvem tecnologias inovadoras. Além disso o espírito permite a formulação
de princípios éticos e morais. A capacidade de avaliar ações à luz de valores
éticos e morais contribuindo para o desenvolvimento de sistemas éticos e para posicionamentos
éticos.
É com o espírito que os homens se
comunicam e expressam pensamentos, compartilham ideias complexas e colaboram na
construção do conhecimento. A capacidade de raciocinar está intrinsecamente
ligada à linguagem e à comunicação.
Os seres humanos buscam
compreender o propósito da vida, a natureza da existência. Por essa razão, o
espírito é associado à comunhão com Deus e à vida espiritual, ou seja, a vida
além das posses materiais. Em João 4:24 (NVI), Jesus diz: "Deus é
espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em
verdade." Adorar em espírito
significa estar servindo a Deus com toda a nossa capacidade cognitiva e a
razão. Adorar em verdade pressupõe que não há hipocrisias no relacionamento com
Deus. O serviremos porque reconhecemos sua soberania e superioridade,
discernimos os valores morais exigidos e, efetivamente os empregamos nos
relacionamentos sociais cotidianos. A obra do Espírito Santo também é destacada
em passagens que falam sobre regeneração e renovação espiritual (por exemplo,
Tito 3:5).
Alma
No hebraico, a palavra que muitas
vezes é traduzida como "alma" é "nephesh" (נֶפֶשׁ). O termo
"nephesh" é usado em várias passagens na Bíblia hebraica (Antigo
Testamento) e tem uma gama de significados, sendo traduzido não apenas como
"alma", mas também como "vida", "criatura",
"ser" ou "pessoa", dependendo do contexto. Na tradição
hebraica, a "nephesh" está frequentemente associada à totalidade da
vida de uma pessoa, incluindo suas emoções, desejos e individualidade.
"Então o Senhor Deus formou
o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se
tornou um ser vivente" (Gênesis 2:7). A palavra-chave aqui é "ser
vivente", traduzida do hebraico "nephesh chayyah" (נֶפֶשׁ חַיָּה). Nesta passagem, a "nephesh" está
relacionada à criação do ser humano como um ser vivo. A ênfase está na vida
animada dada por Deus ao homem. Em Gênesis 2:7, está destacada a vivacidade e a
animação dadas por Deus aos seres humanos, ou seja, a capacidade de se
movimentar, em sentido amplo, e de ter volição, tomada de decisão, vontade,
vitalidade, varonilidade.
Por um raciocínio intuitivo, é
fácil concluir que a alma sempre obedece ao espírito; o espírito produz a alma.
O espírito, por sua vez, depende do corpo, considerando que o cérebro é a sede
do espírito e todas as partes do corpo trabalham para manter a sanidade do
cérebro. A alma formada pela mente e sustentada pelo corpo, encapsula a ideia
da totalidade da existência de uma pessoa: Emoções, desejos, individualidade.
O corpo sustenta a mente, ou
espírito, ou a razão; quando pensamos, o cérebro se inunda de sangue. O
espírito dá surgimento e formata a alma. As três dimensões possuem relação de
complexidade, significando que uma não existe sem a outra. O desequilíbrio em
uma das três dimensões provoca, necessariamente, assimetria e, esta, por sua
vez, produz um ser humano disfuncional.
Agora, vamos falar no que pode
provocar o desequilíbrio tridimensional humano. Se o corpo é a estrutura física
que alberga as outras duas dimensões, então, qualquer injúria contra o corpo
afetará diretamente o espírito e a alma.
No Éden, a serpente oferece
alimento ao casal que era a matriz de uma nova e distinta ordem de seres
inteligentes. “E viu a mulher que aquela
árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para
dar entendimento [...]” (Gênesis 3:6). Satanás estimulou (tentou) Eva a provar
algo que Deus havia proibido. É importante que tenhamos em mente a noção de que
as proibições de Deus são motores para manutenção do equilíbrio das três
dimensões humanas. Desde a saída do casal primitivo do Éden, até o presente,
satanás vem oferecendo à humanidade substâncias que, supostamente, alteram para
melhor o desempenho do espírito e, consequentemente, alteram a estado da alma. A
palavra temperança faz algum sentido?
As substâncias que ingerimos
podem causar dois efeitos: produzem efeitos terapêuticos ou efeitos tóxicos. Logo,
qualquer substância que possa injuriar o corpo, roubará a capacidade do corpo
de gerar um espírito pleno e, consequentemente, gerará uma alma doente.
Portanto, todo vício vai tornar os humanos prisioneiros, sem liberdade, uma vez
que a liberdade, a volição, a capacidade de tomar atitudes, que está nas mãos
da alma, ficará impedida porque o corpo produzirá solicitações incontroláveis
ao espírito (concupiscência) e este afetará a liberdade volitiva da alma. O
vício aprisiona o corpo e este não permite que o espírito utilize a razão para
estabelecer relações causa e efeito, resultando na perda da alma. A
varonilidade de um humano depende, necessariamente, do equilíbrio das três
dimensões.
Jesus enfatizou o perigo: "Não
tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham
medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno"
(Mateus 10:28).
“Adão estava diante de Deus na
força da sua varonilidade, tendo todos os órgãos e faculdades do seu ser
plenamente desenvolvidos e harmoniosamente equilibrados” (Ellen White, A
Verdade Sobre os Anjos, p.50). É fácil concluir que o pecado retirou da
humanidade o estado de equilíbrio primitivo. É o desequilíbrio das três
dimensões a causa de toda insegurança e injustiça, e também está relacionada com
as várias doenças psicossomáticas.
São três as dimensões humanas.
São três as divindades na trindade. São três os principais patriarcas (Abraão,
Isaque e Jacó). Na tradição rabínica, a Torá (os cinco livros de Moisés) é
frequentemente dividida em três partes: Torá (Lei), Nevi'im (Profetas) e
Ketuvim (Escritos). Essa divisão é conhecida como Tanakh, que é a Bíblia
Hebraica. Além disso, os rabinos categorizaram os milagres divinos em três
tipos: aqueles que afetam a natureza (nissim), aqueles que envolvem eventos
históricos (nesim), e milagres pessoais (mofet). Durante o Shabat (sábado), os
judeus tradicionalmente fazem três refeições significativas: uma na noite de
sexta-feira, uma durante o dia de sábado e outra à noite no sábado. Essas
refeições são vistas como parte da observância do Shabat. Em alguns
ensinamentos rabínicos, é mencionado que existem três tipos de amor: amor
instintivo (ahavah), amor condicional (ahavtá), e amor incondicional
(ve'ahavtá).
Qual a importância do número três no equilíbrio?
Vamos entender olhando a figura
geométrica mais simples, o triângulo. Estruturas formadas por triângulos são
frequentemente mais estáveis do que aquelas que não possuem essa configuração
triangular. Essa estabilidade está relacionada a várias propriedades
geométricas e mecânicas dos triângulos.
Os engenheiros defendem que os
triângulos são eficazes na distribuição de forças. Quando uma força é aplicada
a um triângulo, a carga é distribuída de forma mais uniforme pelos lados,
minimizando pontos de tensão concentrada. Isso contribui para a estabilidade
estrutural.
Branislav Vidic (1933-2003), um
engenheiro iugoslavo, desenvolveu várias teorias sobre a eficiência das
estruturas triangulares. Ele enfatizou a importância da simetria e da geometria
na concepção de estruturas resistentes.
Triângulos são formas rígidas que
resistem bem a deformações. Se um triângulo é deformado, os comprimentos dos
seus lados ou os ângulos internos precisariam mudar, o que não é fácil em
comparação com formas mais complexas.
Em estruturas trianguladas, os deslocamentos em um ponto
tendem a ser minimizados. Se um ponto em um triângulo se desloca, isso afeta
diretamente os comprimentos dos lados e, consequentemente, a geometria do
triângulo. Isso ajuda a limitar e controlar os deslocamentos indesejados.
Buckminster Fuller (1895-1983), um
arquiteto, engenheiro e designer, é famoso por popularizar a cúpula geodésica,
uma estrutura composta por triângulos interconectados. Fuller acreditava que as
estruturas triangulares eram a forma mais eficiente e resistente para
construções em larga escala.
A geometria simples dos
triângulos facilita a análise matemática e a resolução de equações relacionadas
a forças, momentos e deformações. Isso simplifica o projeto e a análise de
estruturas.
Estruturas formadas por
triângulos tendem a ser mais estáveis globalmente. Triângulos podem ser
combinados para formar treliças e malhas, que são usadas em pontes, torres,
mastros, e outras estruturas, proporcionando estabilidade global. Então, pensem
numa comunidade com pessoas equilibradas nas três dimensões humanas? Teríamos
estabilidade social coletiva.
Santiago Calatrava
(1951-presente), um arquiteto, engenheiro e escultor contemporâneo, é conhecido
por suas obras que frequentemente incorporam formas geométricas, incluindo
triângulos. Suas pontes e edifícios muitas vezes apresentam estruturas
triangulares que contribuem para a estabilidade global e a estética
arquitetônica.
Frei Otto (1925-2015), um
arquiteto e engenheiro alemão, era conhecido por suas contribuições para a
arquitetura leve e tensão. Suas estruturas muitas vezes incorporavam formas
triangulares para otimizar a estabilidade e a distribuição de forças.
Portanto, triângulos são
eficientes na resistência a cargas laterais, como vento ou movimentação
lateral. Isso é especialmente importante em estruturas expostas a condições
ambientais desafiadoras.
Entendendo as qualidades dos
triângulos podemos entender que comunidades equilibradas tridimensionalmente
resistiriam melhor a ventos morais negativos e às derivas éticas costumeiras de
nosso tempo.
É por essas razões que muitas
estruturas na engenharia, como pontes, torres de transmissão, mastros, treliças
e algumas formas de estruturas arquitetônicas, são projetadas com uma
configuração triangular.
Qual é o objetivo do evangelho e
a função de uma sociedade da fé? Devolver ao homem o estado original quando o
equilíbrio das três dimensões (corpo, espírito e alma) estará satisfeito. Nossa
preocupação como cristãos é construir pessoas e comunidades assim. A igreja é
bem mais do que apenas programações que invariavelmente divertem mais que
educam. Igrejas cristãs são centros de altíssima cognição, onde deverão ser
desenvolvidas as três dimensões humanas. Sem o regresso ao equilíbrio
tridimensional humano, não seremos capazes de servir a Deus plenamente, porque
Deus se relaciona com pessoas livres. É na dimensão triangular que está a nossa
resistência.
Tudo o que afeta o corpo, ou
produz dependência ou vícios deve ser eliminado. Não estamos falando apenas de
substâncias químicas. Há tipos de vícios que são de ordem psicológica que irão,
da mesma forma enfraquecer a estrutura triangular humana. Mas, todos os vícios promovem
escravidão. Um corpo escravizado definha a razão porque degrada o lobo frontal
do cérebro, no qual estão as altas faculdades da mente. Mente enfraquecida tira
a existência da alma. Essa é a situação em que o pecado nos aprisionou.
Um comentário:
Excelente!!👏🏿👏🏿👏🏿
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