domingo, 20 de agosto de 2023

Os ambientes e as experiências que proporcionamos para crianças pequenas

 

Uma criança que vive em um ambiente com relações de apoio e rotinas consistentes é mais propensa a desenvolver sistemas biológicos bem funcionais, incluindo circuitos cerebrais, que promovem o desenvolvimento positivo e a saúde ao longo da vida. Crianças que se sentem ameaçadas ou inseguras podem desenvolver respostas fisiológicas e comportamentos de enfrentamento que estejam sintonizados com as condições severas que estão experimentando no momento, às custas, a longo prazo, do bem-estar físico e mental, da autorregulação e da aprendizagem eficaz. Falo aos formuladores de políticas, líderes de sistemas de serviços humanos, desenvolvedores de intervenção e profissionais podem usar esse conhecimento para criar soluções inovadoras para reduzir as disparidades em doenças evitáveis e mortes prematuras, e reduzir os altos custos de cuidados de saúde para doenças crônicas que têm suas origens nas adversidades da primeira infância. Além disso, esses custos provavelmente crescerão a menos que o investimento da sociedade na promoção da saúde e na prevenção de doenças se mova "rio acima” para abordar as fontes desses problemas na primeira infância.

Quase todos os aspectos do desenvolvimento precoce e da saúde posterior são afetados pelas interações entre experiências, genes, idade e ambientes em que as crianças vivem. Essas interações influenciam todos os sistemas biológicos do corpo, com efeitos especialmente poderosos nos primeiros anos. Sistemas relacionados ao desenvolvimento cerebral, função cardíaca e pulmonar, digestão, produção de energia, combate à infecção e crescimento físico estão todos interconectados e influenciam o desenvolvimento e a função uns dos outros.  Cada sistema do corpo "lê" o ambiente, se prepara para responder, e compartilha essas informações com os outros sistemas. Cada sistema então "sinaliza de volta" para os outros, através de loops de feedback ou sistemas de retroalimentação que já estão funcionando ao nascer.  Como exemplo, maiores taxas de infecção na primeira infância podem aumentar o nível de ansiedade aos 9 anos de idade, o que pode comprometer o desempenho escolar.  Crianças que vivem em condições de ameaça e privação podem surgir como adultos com maior risco para múltiplas formas de doenças cardiometabólicas. Em suma, os ambientes que criamos e as experiências que proporcionamos para crianças pequenas e suas famílias afetam não apenas o cérebro em desenvolvimento, mas também muitos outros sistemas fisiológicos, desde a função cardiovascular e a responsividade imunológica até a regulação metabólica. Todos esses sistemas são responsáveis por nossa vida inteira.

Os ambientes que criamos e as experiências que proporcionamos para crianças pequenas e suas famílias afetam não apenas o cérebro em desenvolvimento, mas também muitos outros sistemas fisiológicos.    

O cérebro e todos os outros órgãos e sistemas do corpo são como uma equipe de atletas altamente qualificados, cada um com uma capacidade especializada que complementa os outros e todos os quais são dedicados a um objetivo comum. Os membros de uma equipe de bom funcionamento leem as ações uns dos outros, ajustam suas próprias ações de acordo com o que acontece ao seu redor e aprendem continuamente uns com os outros.

Com o tempo, os sistemas biológicos no corpo amadurecem em uma unidade finamente afinada e respondem como uma unidade a uma infinidade de desafios. À medida que suas experiências ou ambientes compartilhados mudam, esses sistemas devem se ajustar, assim como os jogadores em cada posição devem responder. Cada desempenho se baseia nas experiencias anteriores e, embora os ajustes sejam sempre possíveis, é mais difícil — e mais caro — mudar estratégias, padrões e hábitos mais tarde do que construir uma equipe bem funcional e eficiente desde o início. Assim como cada equipe é diferente em como os jogadores reagem e se adaptam ao seu ambiente, assim é com cada criança. Os conceitos centrais de desenvolvimento se aplicam a cada indivíduo, mas, a forma como esses sistemas se adaptam e interagem pode variar, e essas diferenças são essenciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção médicas baseadas na ciência do século XXI.

As implicações políticas e práticas desse conhecimento são impressionantes: Os investimentos estratégicos em crianças pequenas e nos adultos que cuidam delas afetam a saúde física e mental a longo prazo, tanto quanto afetam a aprendizagem precoce. Quando o acesso a recursos essenciais e relacionamentos de apoio é seguro, os blocos de construção tanto de resiliência (por exemplo, auto-regulação e habilidades adaptativas) quanto blocos de construção de bem-estar (por exemplo, sistemas de resposta ao estresse bem regulamentados) são reforçados. Quando as dificuldades ou ameaças são extremas ou persistentes, particularmente no contexto da pobreza intergeracional e/ou racismo sistêmico, múltiplos sistemas biológicos podem ser interrompidos. Os resultados "no futuro" dessas interrupções são a baixa realização educacional, a menor produtividade econômica, as taxas mais altas de criminalidade e o aumento dos custos de cuidados com a saúde.   

Todos os sistemas biológicos do corpo interagem entre si e se adaptam aos contextos em que uma criança está se desenvolvendo — para o bem ou para o mal — e adaptações em um sistema podem influenciar adaptações em outros.

Pense em como todos os sistemas do corpo de uma criança devem funcionar de forma altamente coordenada para responder a condições desafiadoras. A resposta biológica inicial é a mesma se a experiência é uma experiência normativa de curta duração, como o primeiro dia em uma creche, ou o trauma contínuo do abuso físico recorrente; é a duração, a gravidade e o tempo da experiência (juntamente com a disponibilidade de relacionamentos de apoio) que determinam se a resposta é, em última análise, prejudicial ou promotora do crescimento. Em ambas as situações, os sistemas de estresse do corpo respondem coordenando múltiplos componentes interativos: (1) o sistema nervoso autônomo aumenta a  frequência cardíaca e a respiração para que o sistema cardiovascular possa bombear mais sangue rico em oxigênio para o cérebro e músculos para conduzir a uma resposta "luta ou fuga"; (2) o sistema  imunológico é ativado para combater a possibilidade de feridas abertas e infecções; (3) os sistemas metabólicos são ajustados para gerar mais energia para abastecer as células, tecidos e órgãos do corpo; (4) o sistema neuroendócrino mantém o delicado equilíbrio dos hormônios que regulam  muitas dimensões da adaptação do corpo ao que ele sente no ambiente.

Essa resposta integrada à ameaça é um exemplo vívido de jogadores de uma equipe trabalhando em direção a um propósito comum: todos esses sistemas são robustamente interconectados e juntos ajudam o corpo a se adaptar ao ambiente ao seu redor. O cérebro recebe sinais de cada sistema, que influenciam como ele funciona (e pode até alterar sua química e arquitetura), e depois envia sinais de volta para outros órgãos. Por exemplo, vários estudos mostram que o exercício físico promove a saúde cardiovascular e também estimula os processos que levam a novas conexões neurais e aumento do fluxo sanguíneo no cérebro que melhoram a memória e o humor. Por outro lado, Diabetes está associado a problemas no metabolismo do açúcar que podem afetar pequenos vasos sanguíneos nos olhos e rins que podem levar a uma visão prejudicada e mau funcionamento renal. Essas mesmas interrupções metabólicas também podem produzir mudanças na arquitetura cerebral que podem levar a um humor e memória prejudicados, bem como o aumento do risco de demência posterior. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos que ilustram as conexões entre o cérebro e o resto do corpo.

Nossos corpos são projetados para manter um equilíbrio fisiológico saudável e restaurar tal equilíbrio quando é interrompido. As interações contínuas e o feedback responsivo entre vários sistemas são projetados para buscar e sustentar esse equilíbrio dentro de uma faixa de operação relativamente estreita, um processo que os cientistas chamam de homeostase. A temperatura normal do corpo, por exemplo, é programada para permanecer em torno de 98 graus Fahrenheit, e muita variação da temperatura para mais ou para menos, desencadeará múltiplas respostas fisiológicas para restaurar uma faixa normal (por exemplo, a sudorese para diminuir a temperatura corporal e o tremor para aumentá-la).  

Adversidades excessivas e persistentes no início da vida podem sobrecarregar sistemas biológicos e levar a consequências no longo prazo.

 Mobilizar as respostas do corpo às ameaças desvia energia do crescimento e do desenvolvimento saudável. Para uma criança que experimenta um repouso após um acesso de raiva, o desafio passará, o equilíbrio é restaurado, e a biologia pode voltar à tarefa de construir um cérebro e corpo saudáveis. Não é assim para uma criança que sofre a persistente ameaça de maus tratos, pois a ativação contínua da resposta ao estresse comprometerá o investimento do corpo no crescimento.

O processo de adaptação do corpo para gerenciar ameaças, como o aumento da pressão arterial como resposta ao estresse, é o que os cientistas chamam de allostase (mecanismo que garante a estabilidade fisiológica). Se uma ameaça ou dificuldade é muito intensa ou prolongada, resulta em carga ou sobrecarga allostática. Assim como em qualquer sistema sobrecarregado, a carga alostática pode levar a colapsos (ou seja, mudanças fisiológicas e comportamentais que podem prejudicar a saúde física e mental).  A pressão arterial elevada, por exemplo, é inicialmente parte da resposta ao estresse que torna necessário receber sangue, nutrientes e oxigênio para todas as células do corpo, mas se for muito alto por muito tempo danifica artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Se o corpo recebe indicações de que o ambiente é geralmente previsível e apresenta desafios gerenciáveis, uma criança pode desenvolver um sistema de resposta ao estresse mais facilmente bem regulado. Se, no entanto, o cérebro perceber ameaça excessiva, frequente ou persistente, ele aprende a esperar adversidades e desenvolve um "fusível mais curto" para ativar respostas fisiológicas em todo o corpo. Essas adaptações podem levar a custos e benefícios — eles protegem a saúde em situações agudas, de curto prazo, mas podem se tornar prejudiciais à saúde se ativados em um nível muito alto para muito tempo. Tais trocas ocorrem frequentemente quando o corpo se adapta a um ambiente (por exemplo, um ameaçador), mas depois precisa se ajustar a diferentes condições (por exemplo, uma situação neutra).

Considere, por exemplo, crianças em desenvolvimento em condições de pobreza, onde pais dedicados e outros cuidadores são sobrecarregados pelos desafios de fazer face às despesas. Esses desafios são frequentemente incorporados em desigualdades estruturais, como segregação residencial, privações alimentares e oportunidades limitadas de emprego. Alimentos nutritivos podem não estar prontamente disponíveis, a habitação estável pode não ser garantida, e preocupações econômicas constantes e imprevisibilidade podem impor impedimentos contínuos nas interações diárias entre adultos e crianças, que ativam múltiplos componentes da resposta ao estresse. Algumas crianças podem desenvolver comportamentos que as ajudem a se adaptar e lidar com essas condições de escassez ou medo (por exemplo, compulsão alimentar sempre que possível), mas essas adaptações de curto prazo podem se tornar problemáticas mais tarde na vida.

Para crianças que não vivem sob condições de dificuldades crônicas, ativação de sistemas de resposta ao estresse breves e intermitentes, seguidas de um retorno ao equilíbrio, leva a adaptações saudáveis que constroem resiliência — assim como uma simulação de incêndio prepara as crianças para uma emergência, mas depois restaura a ordem após um curto período de tempo. Em contraste, se as respostas ao estresse permanecerem ativadas em altos níveis por longos períodos, isso pode ter um desgaste significativo – e um efeito de ruptura no cérebro e em outros sistemas biológicos. Em outras palavras, se as crianças fossem interrompidas por exercícios de fogo urgentes sem parar por dias, semanas ou meses, elas seriam desgastadas ao longo do tempo e menos propensas a responder efetivamente a uma verdadeira emergência. No organismo, essa carga cumulativa pode levar a consequências de curto e longo prazo que podem incluir comportamentos inadequados (por exemplo, dificuldades com controle de impulsos, vícios), um efeito do "intemperismo” que acelera o processo de envelhecimento, doença crônica na idade adulta e uma vida útil reduzida.   

Há um conjunto crescente de evidências das ciências biológicas e sociais baseadas nesse conceito de desgaste crônico. Além dos efeitos cumulativos das adversidades crônicas de forma mais geral, há um quadro convincente para explorar como as disparidades raciais em saúde bem documentadas, independentes do status socioeconômico, podem estar enraizadas nos efeitos do racismo individual e sistêmico no desenvolvimento da primeira infância. Em nível individual, vários estudos têm documentado como o estresse da discriminação cotidiana sobre pais ou outros cuidadores pode afetar comportamentos assistenciais e saúde mental de adultos, e por extensão do desenvolvimento infantil.

 “Investir na primeira infância é como uma vacina para o desenvolvimento humano”

O que toda essa informação tem a ver com a igreja?

Crianças são o ativo mais importante de uma sociedade. Se bem formadas poderão dar continuidade a um padrão social e mesmo aperfeiçoá-lo.

Uma sociedade sadia deve ter altíssima preocupação com a qualidade de vida de suas crianças. Se as circunstâncias sociais afetam de forma crítica a formação física, intelectual e social de uma criança, então é dever comunitário prover o bem-estar comunitário. Por essa razão, a Bíblia adverte que todos devem ter em mente a causa das viúvas e dos órfãos. “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo(Salmos 68:5). ‘A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27).

Se crianças em ambiente de ameaças constantes não podem ter formação física que lhes garantam sucesso educacional e bem-estar social e financeiro quando forem adultas, e se por causa desse ambiente hostil a sociedade tiver que conviver com altas taxas de criminalidade, vicios, e desajustes sociais, entre outros, então, é dever comunitário e, especificamente das comunidades adventistas, cuidarem do ambiente social dos pais para que os mesmos possam ter estabilidade e seus filhos possam se desenvolver plenamente. Se a igreja descuidar neste aspecto, estará incluída em crime de lesa pátria, crime que tem como objetivo lesar, prejudicar a pátria; por ter negligenciado segurança social impedindo a formação de cidadãos com capacidade de gerenciamento pessoal, e por extensão, gerenciamento nacional. Nunca devemos esquecer que o julgamento final, aplicado por Deus, cobrará nossa responsabilidade com a construção do mundo social.

Deixar que famílias com crianças e jovens em formação tenham privação de alimentos e estejam submetidos a estresse social contínuo, responsabilizará individualmente e coletivamente nossa comunidade. Ficaremos vulneráveis a uma cobrança quer da sociedade comum, quer do tribunal celeste.

Seria prudente visualizar a dinâmica da igreja adventista no tocante à responsabilidade social. Temos os projetos da oferta do 13º Sábado. Sempre há preocupação com construção de escolas e hospitais, além de construção de templos. Vimos atualmente, com a pandemia, como as igrejas são suportes psicológicos importantes, diminuindo o estresse e, como consequência, ajudando na recuperação de pessoas que adoeceram e que perderam entes queridos. Há uma fonte de estresse muito forte, mas, a igreja serve como atenuador que pode restaurar a normalidade. Significando pouca sobrecarga adaptativa ao sistema biológico dos atingidos. Se o estresse da pandemia não for atenuado resultará em respostas adaptativas que podem levar a injurias permanentes.

É dever dos adultos prover às crianças os meios para que possam alcançar desenvolvimento completo. Esse dever é maiormente relacionado aos pais, mas, está também relacionado, especialmente, no caso dos cristãos, à comunidade.

Gênesis 12:2 “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção”. (Gênesis 18:19 “Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado”).

Se Deus pede que os filhos sejam educados de modo que possam educar as gerações posteriores, então, é dever de toda comunidade agir para que a próxima geração seja uma benção ao mundo. Mais capacidade de gerenciamento das ameaças sociais em relação à segurança alimentar, aprendizado religioso, segurança educacional, resultará em construção de segurança social coletiva.

A igreja cristã não é apenas mais uma interpretação de ensinos teológicos. Vai muito além de ser só uma religião. É, antes de tudo, um grupo de pessoas que fizeram uma aliança com Deus. Surgiram para ensinar ao mundo os princípios da justiça e evidenciar os valores e virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

A luz maravilhosa é o sistema de cooperação que fundamenta todo o universo. Esse sistema fundamentou a criação da Terra. O salmo 19 deixa patente o sistema de cooperação (1-3): “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz... (7-8) A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos. Esse sistema de cooperação é o moto contínuo do organismo humana e dos outros seres vivos.

A melhor e mais significativa obra às mães da comunidade local seria assegurar estabilidade intelectual, social e financeira para houvesse sabedoria na construção dos filhos. Isto requer ação conjunta da comunidade. Há necessidade de assessoria para a criação dos filhos. Os talentos confiados por Deus aos adultos devem formar redes para que seja garantida a segurança alimentar, estudantil, religiosa, entre outras coisas. Numa comunidade cristã, as famílias não podem estar sozinhas. É necessário assessoria para o planejamento familiar e, consequente estabilidade social.

Seria muitíssimo importante que as lideranças pensassem em como assessorar as famílias para que no futuro, a nova geração possa ser autossustentável, autogerenciável e, consequentemente, seja uma benção ao mundo. Se não formos inteligentes neste aspecto, abriremos uma fístula intergeracional que interromperá a aliança que fizemos com Deus e entregaremos nossos filhos ao inimigo.

 

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor Cláudio, esse texto é inspirador e soma de forma singular a sociedade e aos líderes das igrejas. Incrível!

Ezequiel Monteiro disse...

Sem dúvida é preciso prestar atenção as consequências oriundas de nossas ações e reações a um ambiente social tóxico. Deus nos chama a um alto padrão; é nosso dever como cristãos interagir como o sal da terra e a luz do mundo. Parabéns pelo artigo.