Uma criança que
vive
em um
ambiente
com
relações
de apoio
e
rotinas consistentes
é
mais propensa
a
desenvolver
sistemas
biológicos bem funcionais, incluindo circuitos cerebrais,
que
promovem
o desenvolvimento
positivo e
a saúde
ao longo da vida. Crianças que
se sentem
ameaçadas
ou
inseguras
podem
desenvolver
respostas fisiológicas
e comportamentos de enfrentamento
que estejam
sintonizados com as condições severas que
estão experimentando
no
momento, às
custas,
a
longo prazo,
do bem-estar
físico
e
mental, da
autorregulação
e da
aprendizagem
eficaz.
Falo aos
formuladores de políticas, líderes de sistemas de serviços
humanos,
desenvolvedores de intervenção e profissionais
podem
usar esse
conhecimento
para
criar
soluções
inovadoras
para
reduzir
as disparidades em doenças evitáveis e
mortes
prematuras,
e
reduzir
os
altos custos
de cuidados
de saúde
para doenças
crônicas que têm suas origens nas adversidades da primeira infância.
Além disso, esses
custos
provavelmente
crescerão
a menos que o
investimento
da sociedade na promoção
da
saúde
e
na
prevenção de doenças se mova "rio acima” para abordar as
fontes desses
problemas na primeira infância.
Quase todos os aspectos do
desenvolvimento precoce e da saúde posterior são afetados pelas interações entre
experiências, genes, idade e ambientes em que
as
crianças vivem. Essas interações influenciam todos os sistemas biológicos
do corpo,
com
efeitos
especialmente poderosos nos primeiros anos. Sistemas
relacionados
ao desenvolvimento cerebral, função cardíaca e
pulmonar, digestão, produção de energia, combate à
infecção e crescimento físico estão todos interconectados e influenciam
o
desenvolvimento e a função uns dos outros. Cada sistema do corpo "lê" o ambiente, se
prepara para responder, e compartilha essas informações com os
outros sistemas. Cada sistema então "sinaliza de volta"
para
os outros,
através de
loops de
feedback ou sistemas de retroalimentação que já estão
funcionando ao nascer. Como exemplo, maiores taxas de
infecção
na
primeira
infância
podem aumentar o nível de ansiedade aos
9 anos
de idade,
o que pode comprometer o desempenho escolar. Crianças que vivem em condições de
ameaça e
privação podem surgir como adultos com
maior
risco
para
múltiplas formas de doenças cardiometabólicas. Em suma, os
ambientes que
criamos
e
as
experiências
que
proporcionamos para crianças pequenas e suas
famílias afetam não apenas o cérebro em desenvolvimento,
mas também
muitos
outros sistemas fisiológicos, desde a função cardiovascular e
a
responsividade imunológica até a regulação
metabólica. Todos esses sistemas são responsáveis por
nossa
vida
inteira.
Os ambientes
que criamos e as experiências que proporcionamos para crianças pequenas e suas
famílias afetam não apenas o cérebro em desenvolvimento, mas também muitos
outros sistemas fisiológicos.
O cérebro e todos os outros
órgãos
e
sistemas do
corpo são como uma equipe de atletas
altamente
qualificados, cada um com uma capacidade especializada que complementa
os outros e todos os quais são dedicados a um objetivo comum. Os membros
de uma
equipe de bom funcionamento leem as
ações uns
dos
outros, ajustam suas próprias ações de acordo
com
o que
acontece
ao seu
redor e aprendem continuamente
uns com
os
outros.
Com o tempo, os
sistemas biológicos
no corpo amadurecem em uma unidade finamente afinada
e respondem
como uma unidade a uma infinidade de desafios. À
medida que suas experiências ou ambientes compartilhados
mudam, esses
sistemas
devem se ajustar, assim como os jogadores em cada
posição devem
responder. Cada desempenho se baseia nas experiencias
anteriores e, embora
os
ajustes
sejam sempre
possíveis, é
mais difícil
— e
mais caro
— mudar
estratégias, padrões
e
hábitos
mais tarde
do que construir uma equipe bem funcional
e
eficiente
desde
o
início.
Assim
como cada equipe é diferente em como
os jogadores
reagem
e
se
adaptam ao seu ambiente, assim é com cada
criança. Os conceitos centrais
de desenvolvimento
se aplicam
a
cada
indivíduo, mas,
a forma como
esses
sistemas se
adaptam
e
interagem
pode
variar, e
essas
diferenças
são essenciais para o
desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção
médicas baseadas na ciência do século XXI.
As implicações políticas e
práticas
desse conhecimento são impressionantes: Os
investimentos estratégicos em crianças pequenas e nos adultos
que
cuidam
delas
afetam
a saúde
física e mental a
longo
prazo, tanto quanto afetam a aprendizagem
precoce. Quando o acesso a recursos
essenciais e relacionamentos de apoio é seguro,
os blocos
de
construção tanto de resiliência (por exemplo, auto-regulação
e
habilidades
adaptativas) quanto blocos de construção de bem-estar (por exemplo,
sistemas de resposta ao estresse bem regulamentados) são
reforçados. Quando as dificuldades ou
ameaças são
extremas ou persistentes, particularmente no contexto da pobreza intergeracional
e/ou racismo
sistêmico, múltiplos sistemas biológicos podem ser interrompidos.
Os resultados "no futuro" dessas
interrupções são a baixa realização educacional, a menor produtividade
econômica, as taxas mais altas de criminalidade e o aumento dos
custos de cuidados com a saúde.
Todos os sistemas biológicos do corpo
interagem entre si e se adaptam aos contextos em que uma
criança
está
se
desenvolvendo — para o bem ou para o mal — e adaptações em um sistema podem
influenciar adaptações em outros.
Pense em como todos os
sistemas do corpo
de uma criança devem
funcionar de forma altamente coordenada para
responder a condições desafiadoras. A resposta biológica
inicial
é
a mesma
se
a
experiência
é
uma
experiência normativa de curta duração, como
o primeiro
dia em uma creche, ou o trauma contínuo
do abuso físico
recorrente;
é
a
duração, a gravidade e o
tempo da
experiência (juntamente com a disponibilidade de
relacionamentos de apoio) que determinam se a resposta é, em última
análise, prejudicial ou promotora do crescimento.
Em
ambas as
situações, os sistemas de estresse do corpo respondem coordenando
múltiplos
componentes
interativos: (1) o sistema nervoso autônomo aumenta a
frequência cardíaca e a
respiração para que o sistema cardiovascular possa bombear
mais sangue
rico em oxigênio
para
o cérebro e
músculos para conduzir a uma resposta "luta ou
fuga"; (2) o sistema imunológico
é
ativado para
combater
a
possibilidade de feridas abertas e infecções; (3) os
sistemas metabólicos
são
ajustados para gerar mais energia para abastecer as células, tecidos
e
órgãos do corpo;
(4) o
sistema
neuroendócrino mantém o delicado equilíbrio dos hormônios que
regulam muitas dimensões
da adaptação
do corpo ao que ele sente no ambiente.
Essa resposta integrada à
ameaça
é
um exemplo
vívido de
jogadores de uma equipe trabalhando em direção a um propósito comum:
todos
esses
sistemas são robustamente interconectados e juntos ajudam o corpo
a
se
adaptar ao ambiente ao seu redor. O cérebro recebe sinais de cada sistema, que
influenciam como ele funciona (e pode até alterar sua
química e
arquitetura), e depois envia sinais de volta para
outros
órgãos. Por
exemplo, vários estudos mostram que o exercício
físico promove
a saúde cardiovascular e também estimula os
processos que levam a novas conexões neurais e aumento do
fluxo
sanguíneo no cérebro que melhoram a memória e
o
humor.
Por outro lado, Diabetes está associado a problemas
no metabolismo
do açúcar que podem afetar pequenos vasos sanguíneos nos olhos
e
rins que
podem levar a uma visão prejudicada e mau funcionamento renal.
Essas mesmas
interrupções
metabólicas também podem produzir mudanças na arquitetura
cerebral que
podem levar
a
um humor
e memória prejudicados, bem como o
aumento do
risco de demência posterior. Estes são apenas
alguns
dos
muitos
exemplos
que ilustram
as conexões
entre o cérebro e o resto do corpo.
Nossos corpos são projetados
para manter um equilíbrio fisiológico saudável e restaurar tal
equilíbrio quando é interrompido. As interações contínuas e o feedback
responsivo entre vários sistemas são projetados
para buscar e sustentar esse equilíbrio
dentro
de uma faixa
de operação
relativamente
estreita, um processo que os cientistas chamam de
homeostase. A temperatura normal do corpo, por exemplo,
é
programada
para permanecer
em
torno de
98 graus
Fahrenheit, e muita variação da temperatura para mais ou para
menos, desencadeará múltiplas respostas fisiológicas para restaurar uma
faixa normal (por exemplo, a sudorese para diminuir a temperatura
corporal e o tremor para aumentá-la).
Adversidades excessivas e
persistentes
no início da
vida
podem
sobrecarregar sistemas biológicos e levar a
consequências no longo prazo.
Mobilizar as respostas do corpo às
ameaças
desvia
energia do crescimento e do desenvolvimento saudável. Para uma
criança
que
experimenta um repouso após um acesso de raiva, o desafio
passará,
o
equilíbrio é restaurado, e a biologia pode voltar à
tarefa de construir um cérebro e corpo saudáveis.
Não é assim
para uma
criança que sofre a persistente ameaça de
maus tratos, pois
a ativação contínua da resposta
ao estresse
comprometerá
o investimento do corpo no crescimento.
O processo de adaptação
do corpo para
gerenciar ameaças, como o aumento da pressão arterial
como resposta ao estresse, é o que os cientistas chamam
de allostase (mecanismo que garante a estabilidade fisiológica).
Se uma ameaça
ou dificuldade é muito intensa ou prolongada,
resulta em carga ou sobrecarga allostática.
Assim como
em
qualquer
sistema
sobrecarregado, a carga alostática pode levar
a
colapsos (ou
seja, mudanças fisiológicas e comportamentais que podem
prejudicar a saúde física e mental). A pressão arterial elevada, por exemplo,
é inicialmente parte da resposta ao estresse que torna
necessário receber sangue, nutrientes e oxigênio
para
todas as
células
do
corpo, mas se
for muito alto por muito tempo danifica artérias, o que pode
levar
a um
ataque cardíaco ou derrame.
Se o corpo recebe
indicações de
que o
ambiente é geralmente previsível e apresenta desafios
gerenciáveis, uma criança pode desenvolver
um sistema
de resposta ao estresse mais facilmente bem regulado. Se,
no entanto,
o cérebro
perceber
ameaça excessiva,
frequente
ou
persistente,
ele
aprende a
esperar adversidades e desenvolve um "fusível mais
curto"
para
ativar
respostas fisiológicas em todo o corpo. Essas adaptações
podem levar a custos e benefícios — eles protegem a
saúde
em situações
agudas, de curto prazo, mas podem se tornar
prejudiciais à saúde se ativados em um nível muito alto para muito
tempo. Tais trocas ocorrem frequentemente quando o corpo se
adapta a um ambiente (por exemplo, um ameaçador), mas depois
precisa se ajustar
a diferentes condições (por exemplo, uma situação neutra).
Considere, por exemplo,
crianças em desenvolvimento em condições de pobreza,
onde
pais
dedicados e outros cuidadores são sobrecarregados
pelos
desafios de fazer face às despesas.
Esses
desafios são
frequentemente incorporados em desigualdades
estruturais,
como
segregação residencial, privações alimentares e
oportunidades
limitadas de emprego. Alimentos nutritivos podem não estar
prontamente disponíveis, a habitação estável pode não
ser garantida,
e preocupações econômicas constantes e imprevisibilidade podem impor
impedimentos
contínuos nas interações diárias entre adultos e crianças, que ativam
múltiplos
componentes
da resposta
ao estresse.
Algumas crianças podem desenvolver comportamentos que
as
ajudem a se adaptar e lidar
com essas
condições de escassez ou medo (por
exemplo, compulsão alimentar sempre que possível), mas
essas
adaptações de
curto prazo podem se tornar problemáticas mais tarde na vida.
Para crianças que
não
vivem sob
condições de dificuldades
crônicas, ativação de sistemas de resposta ao estresse breves e
intermitentes,
seguidas de
um retorno ao equilíbrio, leva a adaptações
saudáveis que
constroem resiliência — assim como uma simulação de
incêndio
prepara as crianças para uma emergência, mas depois
restaura a ordem após um curto período de tempo. Em contraste, se
as
respostas ao estresse permanecerem ativadas em altos níveis por
longos
períodos,
isso pode ter um desgaste significativo – e um efeito
de ruptura no
cérebro e em outros sistemas biológicos. Em outras
palavras, se as crianças fossem interrompidas por exercícios
de fogo
urgentes
sem parar por
dias,
semanas ou
meses, elas seriam
desgastadas ao longo do tempo e menos propensas a responder
efetivamente a uma verdadeira emergência. No organismo, essa
carga
cumulativa
pode levar a consequências de curto e longo prazo
que podem
incluir
comportamentos inadequados (por exemplo, dificuldades com controle de impulsos,
vícios), um efeito do "intemperismo” que
acelera
o
processo de
envelhecimento, doença crônica na idade adulta e uma
vida útil reduzida.
Há um conjunto crescente
de evidências
das
ciências
biológicas e sociais baseadas nesse conceito de desgaste
crônico.
Além dos
efeitos
cumulativos das adversidades crônicas de forma mais
geral, há um quadro
convincente
para explorar
como as disparidades raciais em saúde
bem
documentadas, independentes do status socioeconômico,
podem estar
enraizadas nos efeitos do racismo individual e sistêmico
no
desenvolvimento da primeira infância. Em nível
individual,
vários
estudos têm documentado como o estresse da
discriminação cotidiana sobre pais ou outros
cuidadores pode afetar comportamentos assistenciais e
saúde mental de adultos,
e
por extensão
do desenvolvimento infantil.
“Investir na primeira infância é como uma vacina para o desenvolvimento humano”
O que toda essa
informação tem a ver com a igreja?
Crianças
são o ativo mais importante de uma sociedade. Se bem formadas poderão dar
continuidade a um padrão social e mesmo aperfeiçoá-lo.
Uma
sociedade sadia deve ter altíssima preocupação com a qualidade de vida de suas
crianças. Se as circunstâncias sociais afetam de forma crítica a formação
física, intelectual e social de uma criança, então é dever comunitário prover o
bem-estar comunitário. Por essa razão, a Bíblia adverte que todos devem ter em
mente a causa das viúvas e dos órfãos. “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus,
no seu lugar santo” (Salmos 68:5). ‘A religião pura e imaculada para com
Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e
guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27).
Se
crianças em ambiente de ameaças constantes não podem ter formação física que
lhes garantam sucesso educacional e bem-estar social e financeiro quando forem
adultas, e se por causa desse ambiente hostil a sociedade tiver que conviver
com altas taxas de criminalidade, vicios, e desajustes sociais, entre outros, então,
é dever comunitário e, especificamente das comunidades adventistas, cuidarem do
ambiente social dos pais para que os mesmos possam ter estabilidade e seus
filhos possam se desenvolver plenamente. Se a igreja descuidar neste aspecto,
estará incluída em crime de lesa pátria, crime que tem como objetivo
lesar, prejudicar a pátria; por ter negligenciado segurança social impedindo a
formação de cidadãos com capacidade de gerenciamento pessoal, e por extensão,
gerenciamento nacional. Nunca devemos esquecer que o julgamento final, aplicado
por Deus, cobrará nossa responsabilidade com a construção do mundo social.
Deixar
que famílias com crianças e jovens em formação tenham privação de alimentos e
estejam submetidos a estresse social contínuo, responsabilizará individualmente
e coletivamente nossa comunidade. Ficaremos vulneráveis a uma cobrança quer da
sociedade comum, quer do tribunal celeste.
Seria
prudente visualizar a dinâmica da igreja adventista no tocante à
responsabilidade social. Temos os projetos da oferta do 13º Sábado. Sempre há preocupação
com construção de escolas e hospitais, além de construção de templos. Vimos
atualmente, com a pandemia, como as igrejas são suportes psicológicos
importantes, diminuindo o estresse e, como consequência, ajudando na
recuperação de pessoas que adoeceram e que perderam entes queridos. Há uma
fonte de estresse muito forte, mas, a igreja serve como atenuador que pode
restaurar a normalidade. Significando pouca sobrecarga adaptativa ao sistema
biológico dos atingidos. Se o estresse da pandemia não for atenuado resultará
em respostas adaptativas que podem levar a injurias permanentes.
É dever
dos adultos prover às crianças os meios para que possam alcançar
desenvolvimento completo. Esse dever é maiormente relacionado aos pais, mas,
está também relacionado, especialmente, no caso dos cristãos, à comunidade.
Gênesis
12:2 “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu
nome; e tu serás uma bênção”. (Gênesis 18:19 “Porque eu o tenho conhecido,
e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que
guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR
faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado”).
Se Deus
pede que os filhos sejam educados de modo que possam educar as gerações
posteriores, então, é dever de toda comunidade agir para que a próxima geração seja
uma benção ao mundo. Mais capacidade de gerenciamento das ameaças sociais em
relação à segurança alimentar, aprendizado religioso, segurança educacional,
resultará em construção de segurança social coletiva.
A igreja
cristã não é apenas mais uma interpretação de ensinos teológicos. Vai muito
além de ser só uma religião. É, antes de tudo, um grupo de pessoas que fizeram
uma aliança com Deus. Surgiram para ensinar ao mundo os princípios da justiça e
evidenciar os valores e virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua
maravilhosa luz.
A luz
maravilhosa é o sistema de cooperação que fundamenta todo o universo. Esse
sistema fundamentou a criação da Terra. O salmo 19 deixa patente o sistema de
cooperação (1-3): “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a
obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra
sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz... (7-8) A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o
testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do
SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina
os olhos. Esse sistema de cooperação é o moto contínuo do organismo humana e
dos outros seres vivos.
A melhor
e mais significativa obra às mães da comunidade local seria assegurar
estabilidade intelectual, social e financeira para houvesse sabedoria na
construção dos filhos. Isto requer ação conjunta da comunidade. Há necessidade
de assessoria para a criação dos filhos. Os talentos confiados por Deus aos
adultos devem formar redes para que seja garantida a segurança alimentar,
estudantil, religiosa, entre outras coisas. Numa comunidade cristã, as famílias
não podem estar sozinhas. É necessário assessoria para o planejamento familiar
e, consequente estabilidade social.
Seria
muitíssimo importante que as lideranças pensassem em como assessorar as
famílias para que no futuro, a nova geração possa ser autossustentável,
autogerenciável e, consequentemente, seja uma benção ao mundo. Se não formos
inteligentes neste aspecto, abriremos uma fístula intergeracional que
interromperá a aliança que fizemos com Deus e entregaremos nossos filhos ao
inimigo.
2 comentários:
Professor Cláudio, esse texto é inspirador e soma de forma singular a sociedade e aos líderes das igrejas. Incrível!
Sem dúvida é preciso prestar atenção as consequências oriundas de nossas ações e reações a um ambiente social tóxico. Deus nos chama a um alto padrão; é nosso dever como cristãos interagir como o sal da terra e a luz do mundo. Parabéns pelo artigo.
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