Padrão de camaleão?
Há no Antigo Testamento uma forte
evidência de que o Rei dos Céus não é
favorável ao rebaixamento dos padrões para prosélitos que estariam dispostos a
adotar as características morais dos hebreus. Embora, na oração de dedicação do
templo de Salomão fique explícito que o templo seria para todos, àqueles que
quisessem adorar no templo seriam exigidos os mesmos padrões determinados a um
hebreu de origem.
Tal exigência está manifesta na Torá em vários trechos, mas, em Números 15: 29-31 há explicações sobre como tratar moralmente a falha dos hebreus e dos estrangeiros, sendo dada como arquétipo uma só lei para ambos os grupos.
É instigante que a
questão moral, para Deus, não está atrelada à questão cultural, antropológica,
mas, os erros, de acordo com o texto, são abordados através de uma só lei, não
sendo consideradas diferenças culturais, maneiras de interpretar o mundo ou maneirismos
filosóficos. O texto não deixa dúvidas: “ Para o natural dos filhos de Israel, e para o estrangeiro que
no meio deles peregrina, uma mesma lei vos será, para aquele que pecar por ignorância. Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros,
injuria ao SENHOR; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo. Pois desprezou a palavra do SENHOR, e anulou o
seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniquidade será sobre ela”.
A noção de que haja um único padrão parece não ser considerada
ou compreendida pela maioria dos que se identificam como os remanescentes
hodiernos. Estamos vivendo dias nos quais o perfil de camaleão parece ser o
mais adequado para estar na comunidade dos filhos de Deus; esta situação recebe
a jeitosa definição de adequação cultural, adequação esta que é tracejada pelo
próprio clero, envolvidos na tarefa de atrair camadas da sociedade que estão
profundamente arraigadas ao secularismo atual que, se fossem colocados frente a
frente com o evangelho tal como pregaram os antigos, não poderiam ser
alcançados e se perderiam. Por esse motivo, há uma tentativa de tornar o
evangelho mais agradável, menos ofensivo, pois o padrão moral defendido pelos
que antecederam já está “démodé”.
Os que estão na congregação dos santos desde o século XX, têm
convivido com um enorme problema por causa da checagem que são obrigados a
realizar entre o padrão que lhes foi entregue pelo clero do século passado e
aquele que está sendo ensinado no novo século. Há como que uma sensação de
controvérsia entre os mais antigos e os mais novos, sendo que aqueles são
submetidos ao desprezo pela imposição da pecha de retrógrados. Esta situação
leva a uma instabilidade da sociedade da igreja que contraria os princípios dos dez mandamentos.
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